Sustentabilidade na Educação: um assunto primordial
Vamos falar sobre sustentabilidade na educação?
Deveríamos nos questionar por que esperamos tanto tempo para levar o tema sustentabilidade na educação realmente à sério.
Sabemos que a sociedade criou um sistema que prioriza o consumismo, sempre visando o lucro.
Em contrapartida, já é possível visualizar a bandeira da esperança para um consumo mais consciente e menos prejudicial ao planeta.
Algumas pessoas e até mesmo empresas gritam a urgência de se criar uma forma de pensar mais inovadora e menos prejudicial ao meio ambiente.
Essa leitura é um convite para pais e educadores refletirem sobre a conscientização e responsabilidades com o meio ambiente.
Ações que podem ser ensinadas desde cedo em casa e também nas escola.
O futuro pode ser melhor
O único planeta que conhecemos e onde podemos viver ainda é esse. Ele continuará sendo o lar dos nossos filhos e de seus descendentes.
Por isso, ele precisa de cuidado urgente, e a responsabilidade é de todos nós que aqui habitamos.
Nesse ínterim, uma das saídas é abordar a sustentabilidade na educação o quanto antes.
Incluir o tema sustentabilidade na educação formal é a chave para moldar mentes comprometidas com as questões ecológicas.
Então, ao falar sobre sustentabilidade com as crianças formaremos cidadãos mais conscientes e capazes de terem atitudes sustentáveis de maneira natural e rotineira.
Mas, por que abordar a sustentabilidade na educação formal?
- As instituições de ensino são dotadas de grande capacidade para formar seres humanos empáticos e conscientes;
- A estrutura das escolas já é constituída para exercer esse tipo de influência e, por isso, é fundamental ensinar às crianças o cultivo de valores mais humanitários.
Em outras palavras, quanto mais cedo a criança aprender sobre o conceito de sustentabilidade, automaticamente fará parte de sua rotina as ações sustentáveis e a escolha consciente na hora de optar por um produto para compra.
É, portanto, no ambiente escolar que nossas crianças podem absorver mais facilmente a importância de se preocupar com a preservação da natureza, com o cuidado e o respeito ao próximo.
Sustentabilidade como disciplina escolar
Além das grades curriculares tradicionais, algumas escolas já oferecem atividades extracurriculares relacionadas aos cuidados com o meio ambiente.
Por outro lado, é possível que, em razão das necessidades de mudança, esse tipo de conteúdo se torne obrigatório nas escolas.
Os pais podem ajudar
É inegável o poder que o exemplo exerce sobre as pessoas. E, sabemos que a escola e a família são os maiores exemplos para as crianças. Portanto, é preciso unir os esforços na mesma direção e fazer algo que demonstre, na prática diária, pequenas ações que podem contribuir com o planeta.
Sendo assim, é importante que os pais pratiquem a sustentabilidade de alguma forma e mostrem que isso é válido e sério. Um bom exemplo prático disso é a separar o lixo reciclável do orgânico.
O exemplo arrasta
O exemplo sempre foi um poderoso ingrediente no processo de formação das pessoas. Por isso, ao aplicar a sustentabilidade na rotina educacional estaremos todos contribuindo para um mundo melhor.
Nesse sentido, a melhor lição a ser transmitida, por meio da união entre a escola e os pais, é a possibilidade de fazer o melhor em prol do mundo em que vivemos.
Dica que vale ouro:
Para finalizar, vamos deixar uma dica preciosa, que você já pode repassar para as crianças: antes de comprar qualquer produto, verifique se a empresa ou a indústria fabricante pratica ações sustentáveis.
A sustentabilidade do planeta é um assunto que nós da Historinha levamos a sério.
Então, escolhemos imprimir sustentabilidade em nossos livros com a Gráfica Caiuás .
Uma empresa que além de gerar a energia que move seu parque gráfico, é certificada pelo FSC – Forest Stewardship Council, que controla o manejo florestal poupando o desmatamento de florestas nativas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre sustentabilidade, que tal presentear o seu pequeno leitor com um livro ricamente ilustrado, e impresso em papel com origem do bom manejo florestal?
Comments (0)