fbpx Skip to content
Fada do Dente

Fada do Dente

O primeiro livro personalizado da Fada do Dente do Brasil!

Se o seu filho já começou a trocar os dentinhos é porque a Fada do Dente já chegou para fazer aquela visitinha especial, não? Essa fase é muito empolgante para toda criança, afinal, é uma mudança importante, que marca uma passagem da vida. É muita emoção para a maioria dos pequenos, que podem aproveitar para soltar a imaginação com essa simpática fadinha!

A Fada do Dente é mais uma daquelas histórias fofas que povoam o imaginário infantil. Ela Chega quando os dentinhos de leite começam a cair e acompanha as nossas crianças por um bom período de suas vidas na infância. E começa em torno dos 6 meses de vida, quando nascem os primeiros dentinhos. Depois, a dentição de leite termina por volta dos 2 anos, com 20 dentinhos.

Despedida dos dentinhos de leite

Mas, lá pelos cinco ou seis anos, esses “dentes de leite” começam a cair para dar lugar aos dentes permanentes. É um processo que se prolonga até os onze ou doze anos. Então, é um período razoável de convivência da criança com dentes amolecendo e “janelinhas” engraçadinhas se abrindo. Essa etapa, portanto, não poderia deixar de render um bom conto de fadas e, graças à “fada do dente” esse período da infância se transforma em uma aventura!

Mitos como forma de aprendizado

A Fada dos Dentes, então, carrega uma tradição que passa de geração a geração. Além disso, cria um saudável exercício, que permite um aprendizado divertido sobre essa fase da infância, muitas vezes, incômoda, por causa da troca dos dentinhos.

Quando chega esse momento, muitos pais se afligem um pouco com as reações de seus filhos. Afinal, é mais uma fase de mudança significativa e, algumas crianças sentem um pouco de medo. Outras, tiram partido do “evento” e aproveitam para brincar com isso. Não é à toa que chamamos o buraquinho deixado pelo dente de “janelinha”, o que vira motivo até para fotos divertidas e cheias de humor.

Fada do Dente à vista

Para suavizar essa pequena “perda” da criança, quando um dente de leite cai, os pais podem encorajar seu filhinho a entregá-lo à Fada do Dente. E isso é fácil de resolver. É só deixar o dente em algum lugar, esperando que a Fada faça sua visita à noite e o leve embora deixando uma moeda no lugar.

Aqui no Brasil, é mais comum deixar o dentinho debaixo do travesseiro, mas, nada impede que seja em cima do telhado ou outro lugar qualquer. O importante é que pela manhã, no lugar do dente, a Fada “deixe um presentinho”, ou seja, a tal moedinha, que algumas crianças preferem receber aquela antiga e famosa moeda de chocolate. Legal, né?

Origens da Fada do Dente

A fadinha da história é quase sempre descrita como um ser pequenino, com asinhas brilhantes e uma varinha de condão com um dente na ponta. Mas, sua origem é incerta, já que o costume de trocar dentes de leite por presentes parece remontar à época dos Vikings. Isso significa um passado de mais de mil anos!

Folclore Europeu

Na Europa Ocidental, o folclore dizia que os dentes corriam o risco de cair em poder de bruxas. Então, para evitar isso, eles deveriam ser queimados ou guardados para não serem enfeitiçados. Desde então, os pais cultivam o costume de proteger os dentinhos das crianças, assim que eles caem. É uma forma de brincar com um fato muito natural da vida, mas que pode ser desagradável para algumas crianças.

O Bom Ratinho

Alguns pesquisadores acreditam que a lenda da Fada do Dente veio de um conto francês chamado “O Bom Ratinho”, escrito em 1697, por Madame d’Aulnoy. Nesse conto, havia uma fada que se transformava em um ratinho e se escondia debaixo do travesseiro de um rei malvado para atormentá-lo. A ideia era ajudar a rainha desse reino a fugir das maldades do rei. Então, o ratinho mordia seu nariz, suas orelhas e dentro de sua boca. Por isso, os dentes caíam.

Fada do Dente pelo mundo

E assim, pelo mundo afora, são inúmeras versões adaptadas em cada país, de acordo com os costumes locais. Em alguns países, a importância desse mito é tanta que rende até um dia nacional para celebrar a fada, como é o caso dos Estados Unidos.

No Brasil, até algum tempo, o dente deveria ser arremessado ao telhado com direito a uma canção para acompanhar o ritual. A intenção era pedir por novos dentes, saudáveis e fortes. Mas, aos poucos, a Fada do Dente ganhou espaço e conquistou o público infantil daqui também. Assim, nada melhor do que embarcar na fantasia e se divertir com a criançada, afinal de contas, essa fase da vida passa tão rápido, não é mesmo?

Um livro cheio de emoções

Agora, para exaltar ainda mais essa emoção da troca de dentinhos, o seu pequeno pode embarcar em uma aventura com a Fada dos Dentes. Ele poderá receber, não só a fadinha, mas um livro especial, na qual fará parte da aventura e viverá uma história personalizada, junto com sua fada do dente! Quer saber como é? Então, vem com a gente!

Comments (0)

Deixe um comentário

Menu
Siga nas Redes Sociais
Site seguro com:
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
Quer pagar com PIX?
Chame no WhatsApp!
Back To Top
Abrir o Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?